Política de Sustentabilidade

1.    OBJETIVO

Este documento (doravante denominado “política”) tem como objetivo refirmar o compromisso da G&P Projetos e Sistemas (Companhia) com o desenvolvimento sustentável, estabelecendo diretrizes para as práticas e aspectos de ASG (Ambiental, Social e Governança) em seus negócios.

2.    ABRANGÊNCIA

As diretrizes desta política destinam-se a todo o Conselho Administrativo, Diretores, Gestores, Colaboradores e terceiros que atuam em nome da G&P, prestadores de serviços e parceiros, que atuem em suas unidades, coligadas ou subsidiárias.

3.    DEFINIÇÕES

  • Desenvolvimento sustentável: é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

  • Discriminação: “fazer uma distinção, diferenciação” que pode ter sua origem no preconceito e se refere a tratar alguém ou um grupo de pessoas de uma forma diferente, por motivos preconceituosos.

  • Diversidade: grupo de diferenças e semelhanças que define pessoas, tornando-as únicas de acordo com sua etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade.

  • Inclusão: Ato de incluir pessoas pertencentes a grupos minoritários ou minorizados, permitindo-lhes a plena participação em todo o processo educacional, laboral, de lazer e de atividades comunitárias e domésticas.

  • Stakeholders: partes interessadas ou públicos de interesses da companhia. Podem ser colaboradores, acionistas, organizações privadas ou governamentais, clientes, prestadores de serviço etc.

  • Sustentabilidade: é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

4.    DIRETRIZES GERAIS

As diretrizes descritas nesta política visam nortear as atividades realizadas pela G&P e seus stakeholders, principalmente no que tange à integridade nas suas relações, eficiência e qualidade na prestação de serviços, bem-estar, trabalho justo e digno e utilização de recursos naturais de forma consciente e sustentável.

Propósito de sustentabilidade da G&P
Conectar pessoas, sendo o principal vetor de tecnologia do Brasil.

Visão de Sustentabilidade da G&P
Ser reconhecida pelas estratégias de gestão sustentável que impulsione a diversificação de seus produtos e parceiros, bem como a execução eficiente, acelerando o negócio e garantindo um alto senso de pertencimento de todos.

Com base no seu propósito de sustentabilidade, a companhia organiza-se em 3 pilares de sustentabilidade para disseminação de suas diretrizes estratégicas, sendo esses pilares Meio Ambiente, Social e de Ética e Governança.

4.1.    MEIO AMBIENTE

A G&P se propõe a gerir os recursos de forma que evite desperdícios e tenha menor impacto ambiental. Dessa forma, busca constante adaptação e melhorias para que os recursos e insumos tenham uso racionalizado e descarte sustentável, de forma a minimizar impactos ao meio ambiente. Além de assegurar que suas iniciativas estejam alinhadas à responsabilidade com meio ambiente e legislações vigentes, busca alinhar o trabalho de descarte e consumo consciente junto à empresas que se propõe a realizar a gestão ambiental em seus processos, garantindo também que sua cadeia de valor esteja alinhada às práticas de sustentabilidade prezadas pela Companhia.

4.2.    SOCIAL

Visando o cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a G&P busca a valorização da diversidade, equidade e inclusão, através de ações de combate à discriminação (seja gênero, orientação sexual, raça, idade, crenças, etnia e pessoas com deficiência etc.), bem como promove programas que possam apoiar as iniciativas de valorização e mudança social. Todos os seus colaboradores e demais stakeholders podem verificar seus compromissos através da Politica de Diversidade, Equidade e Inclusão.

A empresa trabalha pautada em ambiente ético e respeitoso, promovendo a inclusão e bem-estar de seus colaboradores e tem buscado a melhoria contínua de serviços e ambiente, que promovam a qualidade de vida, saúde e segurança do trabalho. Nosso maior patrimônio são nossos colaboradores, portanto, tem-se reforçado as ações de melhoria contínua voltados à Saúde e Segurança, prevenção e avaliação de riscos aos colaboradores, voltados também aos familiares e entorno.

As iniciativas desenvolvidas pela G&P buscam garantir que oportunidades iguais sejam oferecidas para todos, buscando maior inclusão social, equidade e diminuição das diferenças sociais. Dessa forma, programas que busquem desenvolvimento de minorias têm sido realizados a fim de combater as desigualdades, promover a equidade e produzir valor à sociedade.

Toda essa diversidade é respaldada também pela garantia de respeito, livre de constrangimento ou retaliações, conforme Código de Conduta e ética da Companhia. Sendo assim, a G&P reforça que qualquer ação desrespeitosa, agressiva, discriminatória, em descumprimento à lei ou ao nosso Código de Ética e Conduta, seja denunciado através do Canal de Ética, apurado e tenha aplicação de sanções.

O voluntariado e ações sociais são realizadas e reforçadas pela companhia, que periodicamente desenvolve ações junto a instituições para promover impacto social positivo. É incentivado que os nossos colaboradores e parceiros desenvolvam ações que promovam mudanças na comunidade.

A G&P também avalia sua cadeia de fornecedores e parceiros para garantir que tenham alinhamento aos valores da Companhia. Dessa forma, não atuamos com parceiros ou fornecedores que possam desrespeitar os direitos humanos, a liberdade das pessoas, que utilizem trabalho forçado ou análogo à escravidão, mão de obra infantil, ou que viole as leis, o direito à vida ou à segurança.

4.3.    ÉTICA E GOVERNANÇA

Na esfera de Governança, a G&P tem reforçado o seu compromisso com a transparência e ética. Para isso, tem desenvolvido ações que possibilitem a comunicação, incentivando o diálogo e engajamento de todas as partes interessadas através de canais estruturados para que seus públicos possam estabelecer contato de forma permanente.

Tem atuado nas relações de negócio e trabalho humanizados, de forma que a ética seja premissa em todos os níveis de atividades e relacionamentos, reforçando que a Companhia não compactua com comportamentos ou atividades ilícitas. A relação dos nossos colaboradores e representantes (incluindo terceiros que atuem em nome da G&P) com qualquer parte deve ser livre de corrupção, suborno ou qualquer postura antiética. Portanto, ações e medidas disciplinares são tomadas caso comprovado o descumprimento das Políticas e Código de ética da Companhia.

A concorrência leal é respeitada e incentivada pela G&P, pois reforça as ações de aperfeiçoamento do mercado. A busca por novas tecnologias, o fomento por desenvolvimento e inclusão tecnológicos, bem como avanços nas atividades que valorizam e impulsionam o mercado são valorizadas pela companhia, desde que as práticas comerciais sejam livres de infrações contra a ordem econômica e práticas comerciais. A participação em licitações também é realizada de forma que cumpra os requisitos regulatórios pertinentes e em conformidade com as políticas públicas.

5.    AÇÕES E MONITORAMENTO

As ações são executadas conforme plano de sustentabilidade anual e são gerenciadas de forma contínua pela área de Governança. Em caso de oportunidades de melhoria, as ações podem ser priorizadas, incluídas ou alteradas, de forma que gerem impactos positivos ao negócio, à sociedade e demais stakeholders.

A evolução das atividades são reportadas ao Conselho Administrativo periodicamente, de forma que, se identificado algum replanejamento, seja avaliado e aprovado em tempo de implementar novas ações e disseminar o desenvolvimento sustentável.

6.    RESPONSABILIDADES

Para esta política, seguem as responsabilidades:

  • Conselho Administrativo: definir a estratégia de sustentabilidade da companhia e acompanhar a execução do plano de sustentabilidade, sugerindo ou aprovando alterações, se necessário;

  • Diretoria Executiva: aprovar o plano de sustentabilidade, acompanhar as ações e garantir que as práticas e ações sejam executadas conforme planejamento estratégico;

  • Governança: propor o plano de sustentabilidade e operacionalizar a execução junto as áreas internas, promovendo o engajamento e alinhamento das ações, em concordância com esta Política. Promover a difusão desta política a todos os stakeholders;

  • Colaboradores, parceiros e terceiros: garantir que as atividades do plano de sustentabilidade sejam realizadas de acordo com as pautas desta política e demais políticas da Companhia, obedecendo o código de Conduta e Ética, bem como o cumprimento de leis.

7.    COMUNICAÇÃO E SANÇÕES

Qualquer colaborador ou stakeholder que identificar desvio ou não cumprimento desta política pode abrir um relato no Canal de Ética da G&P, de forma identificada ou anônima, comunicando o fato através do Canal de Ética, disponível em: https://canal.aliant.com.br/compliancegp.

Todos os stakeholders estão sujeitos a sanções disponíveis no Código de Ética e Conduta, bem como à legislação, quando aplicável.

8.    DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

  • Código de Conduta Ética;

  • Política Anticorrupção;

  • Política de Diversidade e Inclusão;

  • Política de Relacionamento com os Stakeholders.