Canal de Ética
Sobre o Canal de Ética
Estamos sempre abertos a aprimorar nossos serviços, mantendo um canal de relacionamento que seja transparente e ágil.
Valorizamos a integridade e a transparência em nossas relações, conduzindo nossos negócios em conformidade rigorosa com as leis e regulamentações.
Para questões relacionadas a condutas antiéticas ou violações das leis e normas do nosso Código de Ética e Conduta, você pode registrar sua denúncia no nosso Canal Alô Compliance.
Todas as manifestações recebidas por meio deste canal serão tratadas de maneira confidencial, garantindo a proteção da identidade do denunciante.
O que é o Alô Compliance?
É um Portal de Denúncias, disponível através do link https://canal.aliant.com.br/compliancegp para reportar qualquer irregularidade, ilegalidade ou violação dos princípios do nosso Código de Conduta.
O que denunciar?
Violações como práticas de corrupção, fraude e suborno, assédio moral ou sexual, discriminação, agressões físicas ou verbais, violações de leis, entre outros.
Quem pode registrar denúncia?
Colaboradores, parceiros, clientes, fornecedores ou comunidade em geral.
E a minha identidade?
O canal possui opções de relato anônimo ou identificado. Caso optar por relato identificado, a identidade é mantida em sigilo e é 100% protegida. Em ambos os casos, é possível acompanhar o relato via portal, através de um número de protocolo e senha cadastrada pelo denunciante.
Como é o processo de investigação?
1. A denúncia é recebida pelo analista de Compliance para verificação do teor – são canceladas solicitações que não sejam relacionadas às denúncias efetivamente ou que não possuam informações suficientes para continuidade.
2. O processo de investigação é feito pelo Comitê de Ética e Compliance e a comunicação ao denunciante é feita via Portal e outros canais (telefone ou presencial), quando necessário e possível. Se houver outros envolvidos (testemunhas ou investigados), eles são acionados, sem que haja informação da investigação de denúncia em andamento para garantir a confidencialidade, bem como a não destruição de provas e evidências.
3. Ao finalizar o processo de investigação, o denunciante é comunicado do encerramento.
Como a G&P garante a imparcialidade nas investigações?
O Comitê possui treinamento para garantir a imparcialidade durante as investigações. Apenas as pessoas do Comitê e áreas internas responsáveis pelo processo de apuração e resolução podem tomar conhecimento dos envolvidos. Além disso, caso alguém do Comitê seja mencionado em denúncia (seja como denunciado ou testemunha), este não terá acesso à denúncia e nem participará do processo de investigação como parte do Comitê. Em alguns casos, uma investigação externa também poderá ser realizada.
Quais informações devo incluir na denúncia?
É importante descrever detalhadamente os fatos e pessoas envolvidas na denúncia. Colete o máximo de informações e de documentos que possa evidenciar a infração. Alguns dados que também podem ajudar na investigação e apuração dos fatos:
• Nome completo dos envolvidos (denunciado, vítima ou testemunhas)
• Descrição detalhada do ocorrido;
• Local da ocorrência;
• Datas;
• Evidências: poderá anexar documentos, fotos, gravações de áudio ou vídeo, etc.
Quanto tempo dura a apuração?
O tempo da apuração vai depender da complexidade do relato. Portanto, não há como prever o tempo de resolução de cada denúncia. No entanto, todas são avaliadas e acompanhadas até sua conclusão.
Como acompanho o andamento da denúncia?
Você poderá acompanhar o andamento através do Portal, informando o protocolo e senha cadastrados no momento do registro de sua denúncia. Portanto, sempre guarde os dados de protocolo.
Posso atualizar ou desistir de uma denúncia?
A qualquer momento, você poderá atualizar a sua denúncia, incluindo mais informações ou evidências ao registro. No caso de desistência, o processo de investigação não será pausado, caso a avaliação inicial tenha julgado a denúncia como procedente pela área de Compliance.
Eu tenho informações detalhadas do desfecho?
Não. Não serão informados detalhes da investigação, ações ou resolução das denúncias para preservar a confidencialidade e segurança do Canal de Denúncias. No entanto, fique seguro de que as medidas disciplinares cabíveis serão tomadas caso sejam comprovadas as irregularidades.
Posso denunciar caso a situação não me afetar diretamente?
Sim! Queremos um ambiente corporativo cada vez mais ético e saudável para todos. Mesmo que a situação não te afete diretamente, mas descumpra nosso Código de Ética e Conduta, não ignore: faça sua denúncia para que possamos apurar e construir uma empresa melhor.