Política de Sustentabilidade

1.  OBJETIVO

Este documento (doravante denominado “política”) tem como objetivo refirmar o compromisso da G&P Projetos e Sistemas (Companhia) com o desenvolvimento sustentável, estabelecendo diretrizes para as práticas e aspectos de ASG (Ambiental, Social e Governança) em seus negócios.


2. ABRANGÊNCIA

As diretrizes desta política destinam-se a todo o Conselho Administrativo, Diretores, Gestores, Colaboradores e terceiros que atuam em nome da G&P, prestadores de serviços e parceiros, que atuem em suas unidades, coligadas ou subsidiárias.


3.    DEFINIÇÕES

  • Desenvolvimento sustentável: é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

  • Discriminação: “fazer uma distinção, diferenciação” que pode ter sua origem no preconceito e se refere a tratar alguém ou um grupo de pessoas de uma forma diferente, por motivos preconceituosos.

  • Diversidade: grupo de diferenças e semelhanças que define pessoas, tornando-as únicas de acordo com sua etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade.

  • ESG:  do inglês Environmental, Social and Governance, que traduzido, significa Ambiental, Social e Governança, onde estes três fatores são usados para medir a sustentabilidade e o impacto ético de uma empresa.

  • Inclusão: Ato de incluir pessoas pertencentes a grupos minoritários ou minorizados, permitindo-lhes a plena participação em todo o processo educacional, laboral, de lazer e de atividades comunitárias e domésticas.

  • Stakeholders: partes interessadas ou públicos de interesses da companhia. Podem ser colaboradores, acionistas, organizações privadas ou governamentais, clientes, prestadores de serviço etc.

  • Sustentabilidade: é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

  

4. DIRETRIZES GERAIS

As diretrizes descritas nesta política visam nortear as atividades realizadas pela G&P e seus stakeholders, principalmente no que tange à integridade nas suas relações, eficiência e qualidade na prestação de serviços, bem-estar, trabalho justo e digno e utilização de recursos naturais de forma consciente e sustentável. 

Com o objetivo de uma evolução contínua na incorporação dos aspectos ambientais, sociais e de governança, essa política estabelece diretrizes que, fundamentadas na nossa materialidade, refletem os requisitos e critérios para a atuação da empresa e de seus stakeholders, alinhados ao nosso Código de Conduta , propósito e visão de sustentabilidade, alinhados aos princípios de negócios. 

Propósito de sustentabilidade da G&P
Conectar pessoas, sendo o principal vetor de tecnologia do Brasil.

Visão de Sustentabilidade da G&P
Ser reconhecida pelas estratégias de gestão sustentável que impulsione a diversificação de seus produtos e parceiros, bem como a execução eficiente, acelerando o negócio e garantindo um alto senso de pertencimento de todos.

Com base no seu propósito de sustentabilidade, a companhia organiza-se em 3 pilares de sustentabilidade para disseminação de suas diretrizes estratégicas, sendo esses pilares Meio Ambiente, Social e de Ética e Governança:


4.1. MEIO AMBIENTE

A G&P se propõe a gerir os recursos de forma que evite desperdícios e tenha menor impacto ambiental. Dessa forma, busca constante adaptação e melhorias para que os recursos e insumos tenham uso racionalizado e descarte sustentável, de forma a minimizar impactos ao meio ambiente. Além de assegurar que suas iniciativas estejam alinhadas à responsabilidade com meio ambiente e legislações vigentes, busca alinhar o trabalho de descarte e consumo consciente junto à empresas que se propõe a realizar a gestão ambiental em seus processos, garantindo também que sua cadeia de valor esteja alinhada às práticas de sustentabilidade prezadas pela Companhia.


4.2. SOCIAL

Visando o cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a G&P busca a valorização da diversidade, equidade e inclusão, através de ações de combate à discriminação (seja gênero, orientação sexual, raça, idade, crenças, etnia e pessoas com deficiência etc.), bem como promove programas que possam apoiar as iniciativas de valorização e mudança social. Todos os seus colaboradores e demais stakeholders podem verificar seus compromissos através da Politica de Diversidade, Equidade e Inclusão.

A empresa trabalha pautada em ambiente ético e respeitoso, promovendo a inclusão e bem-estar de seus colaboradores e tem buscado a melhoria contínua de serviços e ambiente, que promovam a qualidade de vida, saúde e segurança do trabalho. Nosso maior patrimônio são nossos colaboradores, portanto, tem-se reforçado as ações de melhoria contínua voltados à Saúde e Segurança, prevenção e avaliação de riscos aos colaboradores, voltados também aos familiares e entorno.

A empresa visa garantir que todos os colaboradores pratiquem condições adequadas de trabalho, cumprindo obrigatoriedades trabalhistas e as condições mínimas previstas na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Também busca que nenhuma parte relacionada utilize mão de obra infantil ou análoga à escravidão.

As iniciativas desenvolvidas pela G&P buscam garantir que oportunidades iguais sejam oferecidas para todos, buscando maior inclusão social, equidade e diminuição das diferenças sociais. Dessa forma, programas que busquem desenvolvimento de minorias têm sido realizados a fim de combater as desigualdades, promover a equidade e produzir valor à sociedade.

Toda essa diversidade é respaldada também pela garantia de respeito, livre de constrangimento ou retaliações, conforme Código de Conduta e ética da Companhia. Sendo assim, a G&P reforça que qualquer ação desrespeitosa, agressiva, discriminatória, em descumprimento à lei ou ao nosso Código de Ética e Conduta, seja denunciado através do Canal de Ética, apurado e tenha aplicação de sanções.

O voluntariado e ações sociais são realizadas e reforçadas pela companhia, que periodicamente desenvolve ações junto a instituições para promover impacto social positivo. É incentivado que os nossos colaboradores e parceiros desenvolvam ações que promovam mudanças na comunidade.

A G&P também avalia sua cadeia de fornecedores e parceiros para garantir que tenham alinhamento aos valores da Companhia. Dessa forma, não atuamos com parceiros ou fornecedores que possam desrespeitar os direitos humanos, a liberdade das pessoas, que utilizem trabalho forçado ou análogo à escravidão, mão de obra infantil, ou que viole as leis, o direito à vida ou à segurança.


4.3. ÉTICA E GOVERNANÇA

Na esfera de Governança, a G&P tem reforçado o seu compromisso com a transparência e ética. Para isso, tem desenvolvido ações que possibilitem a comunicação, incentivando o diálogo e engajamento de todas as partes interessadas através de canais estruturados para que seus públicos possam estabelecer contato de forma permanente.

Tem atuado nas relações de negócio e trabalho humanizados, de forma que a ética seja premissa em todos os níveis de atividades e relacionamentos, reforçando que a Companhia não compactua com comportamentos ou atividades ilícitas. A relação dos nossos colaboradores e representantes (incluindo terceiros que atuem em nome da G&P) com qualquer parte deve ser livre de corrupção, suborno ou qualquer postura antiética. Portanto, ações e medidas disciplinares são tomadas caso comprovado o descumprimento das Políticas e Código de ética da Companhia.

A concorrência leal é respeitada e incentivada pela G&P, pois reforça as ações de aperfeiçoamento do mercado. A busca por novas tecnologias, o fomento por desenvolvimento e inclusão tecnológicos, bem como avanços nas atividades que valorizam e impulsionam o mercado são valorizadas pela companhia, desde que as práticas comerciais sejam livres de infrações contra a ordem econômica e práticas comerciais. A participação em licitações também é realizada de forma que cumpra os requisitos regulatórios pertinentes e em conformidade com as políticas públicas.


5. MATERIALIDADE

A integração dos aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança visa gerar e compartilhar valor com nossos stakeholders, assegurando a perenidade, competitividade e responsabilidade dos nossos negócios. O processo de materialidade é essencial nessa jornada, permitindo clareza dos nossos impactos e entendendo a expectativa dos stakeholders sobre nossa gestão ESG. Nosso processo de materialidade, envolve:

  • Mapeamento de contexto geral: Analisar o contexto das atividades e negócios em relação à sustentabilidade, identificando os públicos com os quais nos relacionamos.

  • Identificação de impactos: Conforme o conceito de dupla materialidade, identificar tanto os impactos dos nossos negócios na economia, sociedade e meio ambiente quanto os impactos das externalidades em nossos resultados e desempenho.

  • Definição de ambições e objetivos: Estabelecer metas e objetivos para cada tema, com ações estruturadas conduzidas por grupos técnicos de trabalho que reportam indicadores e avanços à área de Governança.

  • Feedback dos stakeholders: Captar e incluir o feedback das partes interessadas para aprimorar continuamente nossas práticas de sustentabilidade.

 

6. AÇÕES E MONITORAMENTO

As ações voltadas à sustentabilidade são executadas conforme planejamento anual e são gerenciadas de forma contínua pela área de Governança e Comitê de Compliance. Em caso de riscos ou oportunidades de melhoria, as ações podem ser priorizadas, incluídas ou alteradas, de forma que gerem impactos positivos ao negócio, à sociedade e demais stakeholders.

A evolução das atividades é reportadas ao Conselho Administrativo periodicamente, de forma que, se identificado algum replanejamento, seja avaliado e aprovado em tempo de implementar novas ações e disseminar o desenvolvimento sustentável.


7. RESPONSABILIDADES

Para esta política, seguem as responsabilidades:

  • Conselho Administrativo: definir a estratégia de sustentabilidade da companhia e acompanhar a execução do plano de sustentabilidade, sugerindo ou aprovando alterações, se necessário;

  • Diretoria Executiva: aprovar o plano de sustentabilidade, acompanhar as ações e garantir que as práticas e ações sejam executadas conforme planejamento estratégico;

  • Governança: propor o plano de sustentabilidade e operacionalizar a execução junto as áreas internas, promovendo o engajamento e alinhamento das ações, em concordância com esta Política. Promover a difusão desta política a todos os stakeholders;

  • Colaboradores, parceiros e terceiros: garantir que as atividades do plano de sustentabilidade sejam realizadas de acordo com as pautas desta política e demais políticas da Companhia, obedecendo o código de Conduta e Ética, bem como o cumprimento de leis.

 

8. COMUNICAÇÃO E SANÇÕES

Qualquer colaborador ou stakeholder que identificar desvio ou não cumprimento desta política pode abrir um relato no Canal de Ética da G&P, de forma identificada ou anônima, comunicando o fato através do Canal de Ética, disponível em: https://canal.aliant.com.br/compliancegp.

Todos os stakeholders estão sujeitos a sanções disponíveis no Código de Conduta, bem como à legislação, quando aplicável.


9. ALTERAÇÃO DO DOCUMENTO

Esta política será revisada anualmente para garantir sua relevância e eficácia. É responsabilidade da área de Compliance manter as informações atualizadas, solicitando ao Conselho Administrativo a sua aprovação. Informações que possam ser atualizadas antes do período de revisão anual devem ser registradas para garantir que os documentos estejam atualizados e publicados de acordo com as práticas executadas pela companhia. 
Caso não houver alteração na revisão anual, deve ser informado no registro de revisão. 


10. DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

 

Controles:

  • POL-CPL007 – Política de Sustentabilidade
  • Última Atualização: 26/05/2024