Política de Gestão de Fornecedores
1. OBJETIVO
O objetivo desta política é estabelecer diretrizes claras e eficazes para a gestão de fornecedores de serviços e projetos, garantindo que a G&P mantenha relacionamentos sustentáveis, eficientes e éticos com seus parceiros externos. A política visa assegurar a qualidade, a confiabilidade e a conformidade dos serviços e projetos fornecidos pelos parceiros, contribuindo para o sucesso global da empresa.
2. ABRANGÊNCIA
Esta política abrange todos os fornecedores de serviços e projetos que colaboram com a empresa, incluindo, mas não se limitando a fornecedores de produtos e serviços, consultorias, empresas de desenvolvimento de software, prestadores de serviços de TI, fornecedores de infraestrutura, e demais parceiros envolvidos em projetos estratégicos. Aplica-se a todas as unidades de negócios e filiais da empresa.
3. DIRETRIZES
Seleção de Fornecedores
Priorizar fornecedores que compartilhem os valores e padrões éticos da empresa;
Avaliar a capacidade técnica, financeira e operacional dos fornecedores antes da contratação.
Realizar processo de Due Diligence para avaliar e considerar o histórico de desempenho e a reputação do fornecedor no mercado.
Manter um registro atualizado de todos os fornecedores aprovados.
Contratação e Acordos Contratuais
Elaborar contratos claros e abrangentes, descrevendo os serviços ou projetos, prazos, responsabilidades, padrões de qualidade e cláusulas de rescisão.
Incluir cláusulas que assegurem a confidencialidade, a propriedade intelectual e a conformidade legal.
Assegurar que todos os contratos estejam devidamente revisados e assinados antes do início dos serviços ou projetos.
Monitoramento de Desempenho
Estabelecer os termos para avaliar a eficiência, qualidade e conformidade dos serviços ou projetos.
Realizar avaliações periódicas do desempenho dos fornecedores, incluindo feedbacks de clientes internos, com base nos critérios estabelecidos.
Gestão de Riscos:
Identificar e avaliar os riscos associados aos serviços ou projetos fornecidos pelos parceiros.
Desenvolver planos de contingência para mitigar possíveis impactos negativos.
Acompanhar planos de ação relacionados à riscos de fornecedores.
Comunicação e Resolução de Problemas
Estabelecer canais eficazes de comunicação com os fornecedores.
Implementar procedimentos para resolver rapidamente problemas e conflitos.
Comunicar Canais de ouvidoria e Denúncias para tratativas voltadas à
Treinamento
Oferecer treinamento regular aos funcionários envolvidos na gestão de fornecedores para garantir o entendimento e a aplicação adequada da política.
Realizar treinamentos e workshops com os fornecedores.
4. RESPONSABILIDADES
Diretor Executivo
Estabelecer e revisar regularmente a política de gestão de fornecedores.
Designar responsáveis pela implementação e monitoramento da política.
Departamentos de Contratos
Realizar análise e homologação dos fornecedores;
Realizar due diligence na seleção de fornecedores, de acordo com critérios estabelecidos pela companhia;
Monitorar ações de mitigação de riscos relacionados à Gestão de Contratos.
Departamentos de Compras
Realizar a avaliação de fornecedores críticos;
Comunicar a desativação de fornecedores não aprovados no Processo de Avaliação.
Gerentes das Áreas Técnicas
Monitorar o desempenho dos fornecedores durante a execução de projetos.
Emitir avaliações e atestes confirmando a prestação de serviços;
Informar quanto à qualidade na prestação de serviços e/ou entregas, apoiando no Processo de Avaliação;
Reportar qualquer risco, problema ou desvio às partes interessadas – sejam em processos ou em execução de projetos;
Monitorar ações de mitigação de riscos junto aos fornecedores.
Compliance
Avaliar e pontuar riscos voltados à fornecedores.
Emitir parecer sobre Due Diligence realizadas em fornecedores para apoio à tomada de decisão;
Monitorar Plano de Ações relacionados à riscos.
Fornecedores
Garantir que as informações encaminhadas sejam fidedignas;
Garantir que as informações e documentos solicitados sejam encaminhados nos prazos estabelecidos pela G&P;
Realizar as entregas de acordo com o contrato;
Executar ações de mitigação de riscos, resultantes de red flags apontadas pela G&P;
Comunicar qualquer irregularidade na prestação de serviços ou contrato.
5. CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Os fornecedores da G&P devem utilizar os canais de comunicação de acordo com os processos de entrega de produtos/serviços ou processo de emissão de nota estabelecido em contrato.
Para outras solicitações, a G&P disponibiliza os canais abaixo para que fornecedores e prestadores de serviço possam submeter seus relatos:
Canal de Denúncias
Site: https://canal.aliant.com.br/compliancegp – com relato anônimo ou identificado.
E-mail: canalcompliance@gpnet.com.br
Solicitações relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
E-mail: canalcompliance@gpnet.com.br
Ouvidoria
6. ALTERAÇÃO DO DOCUMENTO
Esta política de Gestão de Fornecedores é dinâmica e será revisada anualmente para garantir sua relevância e eficácia contínuas. É reponsabilidade da área de Compliance manter as informações atualizadas, envolvendo as áreas de Compras e Gestão de Contratos para a atualização.
Informações que possam ser atualizadas antes do período de revisão anual devem ser informadas pelas áreas de apoio ou demais áreas da companhia, para garantir que os documentos estejam atualizados e publicados de acordo com as práticas executadas pela companhia.
Controle:
POL-CPL013 – Política de Gestão de Fornecedores
Última atualização: 22/05/2024