4 curiosidades sobre o uso de Java para o desenvolvimento de jogos

A linguagem de programação, que comemora 25 anos de história em 2020, está muito presente no universo dos games.

No dia 29 de agosto foi comemorado o Dia Internacional do Gamer. Para os fãs mais entusiastas, não é segredo que o Java possibilita criar muitas coisas legais em sua linguagem, inclusive jogos.

Pensando nisso, montamos uma lista especial com 4 curiosidades interessantes sobre o desenvolvimento de games com Java, que comemora seus 25 anos no mundo da programação em 2020. Confira!

1 – Minecraft foi programado em Java

Um dos jogos mais populares feitos em Java que deixa a criançada simplesmente alucinada é o Minecraft! Sim, Minecraft foi feito em Java pela empresa Mojave em sua primeira e mais popular versão (antes de ser adquirido pela Microsoft). Além do jogo em si, os servidores que permitem jogos online multiplayer também foram desenvolvidos em Java, gerando uma experiência de mundo virtual compartilhado incrível.

2 – Conhece Pokemon Go, né?

Pois bem, a Niantic Lab que desenvolveu o Jogo em parceria com a Nintendo já havia feito um jogo de realidade Aumentada (sim, realidade aumentada de verdade) com geolocalização em JAVA usando LibGDX. Este jogo é o Ingres Prime (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nianticproject.ingress&hl=pt_BR) que combina geolocalização, RA em uma missão entre Iluminados e Resistência para obtenção do poder da Matéria Exótica.

3 – Por trás dos jogos

Mas não é só criar um Jogo que é legal com Java. Muitos jogos possuem um sistema de back-end extremamente robusto que permite, por exemplo, cadastrar novos jogadores, atualizar ranking, criar salas de jogos, gerar dashboards de informações sobre engajamento de jogadores, número de jogadores ativos, entre milhares de outras ferramentas, tudo feito em Java através de sua infraestrutura de desenvolvimento Web e Cloud. Frameworks como Java EE (Jakarta EE) e Spring são fundamentais para viabilizar este desenvolvimento.

4 – Games multiplataforma

Mas falando também em Jogos, existe um framework (que é um conjunto de bibliotecas e recursos de programação) para Java chamado LibGDX que permite a criação de jogos multiplataforma, de forma que você programa uma única vez e consegue gerar estas diferentes versões do seu jogo de forma muito rápida e fácil. LibGDX também é um projeto OpenSource, no qual quaisquer programadores podem contribuir para sua evolução (http://libgdx.badlogicgames.com)

Saiba mais

Quer aprender sobre Java, uma das linguagens de programação mais populares do mundo? Clique aqui e acesse a página Oracle Java Training and Certification.

Aproveite para jogar uma versão de Space Invaders criada pelo professor Isidro.

Fonte: Blog Oracle | Artigo escrito por: Isidro Masetto, mais conhecido como Prof. Isidro – é professor da UFABC e pesquisador das áreas de Game Development, Mobile e Cloud Computing.

Tags: