Transformação digital precisa "abraçar" funcionários, diz pesquisa

A transformação digital incrementou os negócios das empresas, acelerou os investimentos em novas tecnologias e mudou, de fato, o comportamento do consumidor na hora de comprar e pagar por produtos e serviços.

Mas o que aconteceu com quem lida no dia a dia e está por trás deste processo?

Estudo recente da empresa de pesquisa e consultoria em inovação Futurum Research, realizado com executivos de 500 empresas de diversos setores, mostra que os funcionários ainda se sentem excluídos do processo de transformação nas empresas.

Mais: 94% de todos os funcionários querem se envolver mais na adoção de novas tecnologias nas empresas e nas iniciativas que esse processo demanda. Mas quase metade (44%) da equipe não sabe como ajudar.

Os resultados chamam a atenção para o fato de como uma empresa deve envolver não só lideranças e profissionais de setores relacionados à tecnologia de informação, mas todos os funcionários no seu avanço tecnológico.

Para isso, foram consultados executivos líderes de tecnologia e colaboradores de organizações de seis países –Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido–, com o objetivo de entender o papel que a cultura empresarial desempenha na condução da transformação digital.

O estudo foi realizado a pedido da Pegasystems e somente 10% dos entrevistados concordam que sabem plenamente como contribuir para a transformação digital da empresa em que trabalham. E 14% dos CEOs relatam que não sabem como se envolver nesse processo.

Fatores que pesam no processo

A maioria dos profissionais tomadores de decisão nos negócios das companhias (68%) acredita que melhorar a experiência do cliente é o principal fator para impulsionar a transformação digital nas companhias.

Em seguida, eles mencionam a automação de processos existentes (67%) e a melhoria ou atualização desses processos (65%). 

Isso mostra que as questões operacionais ocupam mais espaço entre esses profissionais do que encarar os obstáculos que precisam ser superados como a falta de habilidades adequadas (42%) dos funcionários, de parcerias (36%) e de orçamento (36%), de acordo com a visão dos entrevistados.

“Essas questões devem ser abordadas, começando com o treinamento ou contratação de pessoas com essas habilidades, para garantir o sucesso da transformação digital em escala”, menciona o estudo.

A transformação digital é uma jornada na qual ninguém deve ser deixado para trás, avaliam os especialistas. Dessa forma, quanto maior o envolvimento de toda a equipe, melhor será o atendimento ao cliente final da empresa.

“O engajamento dos funcionários deve ser prioridade desde o início para garantir o sucesso. A mudança é bem-sucedida quando os funcionários em todos os níveis se sentem envolvidos, não apenas os líderes”, explica Shelly Kramer, sócia-fundadora e analista sênior da Futurum Research.

Para que isso ocorra, os entrevistados citam que ajudar a treinar outras pessoas em novas tecnologias (50%), ter a mente aberta sobre o uso de novas ferramentas (40%) e estar aberto às mudanças que serão adotadas (35%) são iniciativas importantes e ações que eles acreditam poder ajudar.

Principais conclusões do estudo

Maneiras pelas quais os funcionários acreditam que podem ajudar com iniciativas de transformação digital:

50% dizem que podem ajudar a treinar colegas para utilizar novas tecnologias
40% afirmam ter a mente aberta sobre o uso de novas ferramentas
35% expressam positividade sobre as iniciativas de mudança da empresa 
33% dizem recrutar novos talentos com forte experiência digital
27% acreditam na importância de promover discussões e colaboração entre equipes

Barreiras que as organizações enfrentam na implementação bem-sucedida da transformação digital:

42% dizem ser a falta de conhecimento técnico ou habilidades
36% afirmam ser a falta de parcerias adequadas 
36% apontam questões de aquisição ou orçamento 

O que as empresas devem questionar, segundo o estudo

1 – Todos os funcionários são convidados a participar da “conversa digital” e do que vai ser adotado?
2 – Existe um sistema em vigor para ajudar a educar os funcionários sobre o valor das iniciativas de transformação digital e como elas podem desempenhar um papel no sucesso da empresa?
3 – Existem sistemas na empresa para compartilhar os resultados positivos alcançados tanto pelos funcionários que contribuem para o os avanços digitais como para as iniciativas de forma geral? 4 – Os processos para incluir e educar funcionários frente a novas tecnologias são atualizados para refletir novos negócios e atender as necessidades dos clientes? 5 – Todos os funcionários entendem a função que a tecnologia vai desempenhar nas funções do dia a dia e no apoio à geração de valor para o consumidor? 6 – Existe treinamento suficiente disponível para os funcionários para permitir ficar à frente das implantações de tecnologia e agregar valor e feedback na cadeia de gestão como fariam para qualquer outro problema de negócios?