Em alta, mercado de software de Inteligência Artificial vai faturar US$ 62 bi em 2022

A receita mundial das empresas de software de inteligência artificial deve chegar a US$ 62,5 bilhões em 2022, crescimento de 21,3% em relação a 2021. A projeção é do Gartner, consultoria especializada no setor de Tecnologia da Informação (TI).

O estudo engloba aplicativos com IA incorporada, e software usado para construir sistemas de inteligência artificial. A projeção é baseada em casos de uso, levando em conta a quantidade de valor potencial de negócios, o momento do valor de negócios, além do risco para projetar como estas tecnologias podem se desenvolver.

A diretora-sênior de pesquisas do Gartner, Alys Woodward, destaca que o mercado de software de IA está ganhando velocidade, mas sua trajetória no longo prazo dependerá do avanço da maturidade de IA das empresas.

Ainda segundo o levantamento, as cinco principais categorias de casos de usos para software de IA em 2022 são: gestão do conhecimento, assistentes virtuais, veículos autônomos, local de trabalho digital e dados para crowdsourcing (tipo de terceirização de tarefas). “Os resultados de negócios de IA bem-sucedidos dependerão da seleção cuidadosa de casos de uso”, comenta Woodward.

Empresas ainda buscam maturidade em IA

O relatório do Gartner destaca ainda que a demanda por tecnologias de IA e o crescimento do mercado associado estão ligados aos níveis de maturidade no uso deste tipo de tecnologia. 

De acordo com outra pesquisa da consultoria, as empresas continuam demonstrando um grande interesse em IA, com 48% dos CIOs (Chief Information Officer, diretor de Tecnologia da Informação) respondendo que já implantaram ou planejam adotar tecnologias de IA e machine learning nos próximos 12 meses.

No entanto, a realidade da implantação de IA é muito mais limitada. A pesquisa descobriu que as organizações costumam fazer experiências com IA, mas buscam formas para tornar a tecnologia parte de suas operações padrão. O Gartner projeta que levará até 2025 para metade das organizações em todo o mundo alcançar o que o modelo de maturidade de IA do Gartner descreve como o “estágio de estabilização” da maturidade de IA ou além.

Fonte: Febraban