Inteligência Artificial, Machine Learning e 5G serão destaque em 2021

Pesquisa com executivos da área de tecnologia de cinco países, incluindo o Brasil, mostra como vão avançar ainda mais soluções inovadoras nas organizações de diversos setores

Quais tecnologias terão impacto em 2021? 

Com essa questão, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) consultou 350 executivos, em cargos de liderança na área de tecnologia de empresas de cinco países -Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido.

Inteligência artificial, machine learning, 5G e internet das coisas (IoT) lideram a lista de principais tecnologias de 2021 em setores como indústria (manufatura), saúde, serviços financeiros e educação, de acordo com a Pesquisa Global IEEE 2020 de CIOs e CTOs.

Entre o total de diretores entrevistados, quase um terço (32%) respondeu IA como a tecnologia com maior destaque em 2021. 

Em seguida, estão machine learning e 5G (com 20% cada) e IoT (14%). A pesquisa foi feita entre 21 de setembro a 9 de outubro de 2020.

O maior desafio para os executivos (52%) é recuperar os negócios impactados pela crise mundial de saúde em meio a desafios que incluem uma estrutura de trabalho remoto e de escritório híbrida permanente (22%), reabertura e devolução de escritórios e instalações (17%) e gerenciamento de trabalho remoto (home office) permanente (13%).

Para 11%, a agilidade para interromper e adotar iniciativas de TI à medida que esse ambiente imprevisível, causado pelo coronavírus, se mantém em 2021 será a maior barreira.

Já outros 11% mencionam ameaças à segurança online, incluindo aquelas relacionadas a funcionários remotos.

A pesquisa mostra ainda como a covid-19 acelerou a adoção dessas tecnologias e como as empresas tiveram de se preparar nesse contexto. Essa preparação ocorreu, segundo a maioria dos executivos entrevistados, para reagir a questões relacionadas à segurança, como violação de dados, por exemplo.

Destaques da pesquisa:

  • Mais da metade (55%) dos entrevistados aceleraram a adoção da computação em nuvem 52% aceleraram a adoção de 5G
  • 51% têm IA acelerada e aprendizado de máquina
  • A adoção de IoT (42%), realidade aumentada e virtual (35%) e tecnologias de videoconferência (35%) também foi acelerada devido à pandemia global

Áreas que serão mais impactadas em 2021:

  • Manufatura (19%)
  • Saúde (18%)
  • Serviços financeiros (15%) 
  • Educação (13%) 

Fonte: IEEE | Febraban