Enterprise Service Bus

Barramento de Serviços

Uma das tecnologias mais populares para resolver problemas de integração entre sistemas é o ESB (Enterprise Service Bus) ou barramento de serviços.

Esta tecnologia atua na camada de orquestração de serviços, em arquiteturas orientadas a SOA (Service Oriented Architecture), sendo uma plataforma centralizada que permite os trâmites de processos ou documentos administrativos digitais, de maneira segura e com confiabilidade de entrega entre instituições.

A ideia central do ESB consiste em integrar diferentes aplicações, colocando um barramento de comunicação entre elas, permitindo que as aplicações troquem mensagens entre elas, independente de seus formatos.

A infraestrutura centralizada permite que uma instituição envie um documento e processo para outra, de maneira muito mais consistente, segura e com confiabilidade de entrega.

ESB

Vantagens:

- segurança na tramitação e com confiabilidade de entrega.
- infraestrutura centralizada.
- trâmite eletrônico independentemente da tecnologia adotada.
- evita o retrabalho de desenvolvedores, diminui a incidência de indisponibilidades dos sistemas e o tempo de troubleshooting.
- redução do tempo para entrega de novas aplicações, ajudando a monitorar, manter e garantir a disponibilidade das aplicações.