RPA pode economizar 25 mil horas de trabalho nos departamentos financeiros

De acordo com o Gartner, o RPA pode evitar retrabalhos causados por erros humanos. Implementação da tecnologia também prevê economias no orçamento

De acordo com o Gartner, os departamentos financeiros podem economizar 25 mil horas de trabalho com a Automação Robótica de Processos (RPA, na sigla em inglês). Para chegar a esse resultado, a consultoria avaliou o uso do RPA a partir de entrevistas com mais de 150 controladores corporativos, diretores e líderes contábeis para determinar os principais benefícios da tecnologia em relatórios financeiros.

Durante o levantamento, o Gartner descobriu que o RPA pode evitar retrabalhos causados por erros humanos. Por outro lado, ainda há barreiras que atualmente estão impedindo a adoção mais ampla da solução.

“Enquanto 88% dos controladores corporativos esperam implementar a RPA até o próximo ano, rotineiramente encontramos hesitações quando se trata de aplicar a RPA aos processos de relatórios financeiros”, explicou Dennis Gannon, vice-presidente de pesquisa na prática de Finanças do Gartner. “Quando vistos de uma perspectiva restrita de ROI, os relatórios financeiros parecem ser de baixa prioridade em comparação com outras iniciativas de negócios. Os departamentos que experimentaram o RPA em seus processos de relatórios, no entanto, relatam uma série de benefícios adicionais, com menos tempo da equipe corrigindo erros e mais tempo alocado para trabalhos de maior valor. O resultado é tipicamente maior envolvimento dos funcionários e menos rotatividade.”

Segundo os especialistas, o RPA é melhor aplicado para substituir atividades manuais e repetitivas. No entanto, muitos líderes hesitam em implantar a tecnologia por acreditarem que certas etapas do processo precisam passar por julgamento humano. Para Gannon, essa abordagem limita as vantagens da RPA, já que mantém erros humanos e a necessidade de retrabalho.

Com o RPA, os líderes contábeis conseguem trabalhar para além das métricas simplistas, utilizando a tecnologia para dar impulso à proposta de valor dos funcionários. “A maioria dos funcionários aceita a oportunidade de evitar retrabalhos tediosos em favor das atividades mais estratégicas que apenas um ser humano pode fazer”, acrescentou o executivo.

Sobre o assunto, a pesquisa do Gartner descobriu que a quantidade média de trabalho que poderia ser evitado nos departamentos de contabilidade ocupa até 30% do tempo dos colaboradores que atuam em tempo integral. Isso equivale a uma economia de 25 mil horas por ano e US$ 878 mil para uma empresa com 40 funcionários do setor.

“Ao implementar o RPA nos processos que podem ser automatizados desde o primeiro dia, as equipes de contabilidade podem liberar imediatamente os profissionais com um mínimo de interrupção que normalmente ocorre quando novos padrões de processo são introduzidos. Isso aumenta a velocidade da adoção e os benefícios que acompanham a RPA“, completou o especialista.

O RPA (Robotic Process Automation) é uma aplicação tecnológica que utiliza softwares robôs para substituir a ação humana, tanto em tarefas repetitivas ou operacionais. Os especialistas de RPA da G&P implementam soluções que permitem a redução de tempo do ciclo de atividades para trabalhar de forma ininterrupta.

Automatize os processos com o RPA e multiplique a eficiência operacional da sua empresa. Entre em contato conosco clicando aqui e saiba mais detalhes sobre como podemos ajudar a sua empresa.

Fonte: Portal CIO – clique aqui e acesse.