Quando os negócios digitais expandem, fazem com que as oportunidades, ameaças e restrições dos ecossistemas de negócios evoluam. Com mais de 30 bilhões de dispositivos conectados à Internet até 2020, a complexidade só aumentará.

Por isso, nem toda organização deve assumir um papel de liderança em um ecossistema de negócios digital, porém, todas elas precisarão de uma estratégia de plataforma digital, afirma o Gartner.

Essa estratégia varia de empresa para empresa. Algumas organizações desenvolverão um modelo de plataforma de negócios que englobará fornecedores, consumidores e funcionários para criar ou trocar bens, serviços e interação social. Outras podem interagir com plataformas digitais de diferentes organizações.

Independente da configuração, a estratégia deve integrar os negócios e as necessidades de TI, além de estabelecer uma visão de liderança coletiva. As empresas devem decidir o que faz sentido para a sua organização e os objetivos de negócio em longo prazo.

Esse processo pode ser dividido em quatro etapas, segundo o Gartner.

1 – Explore

A participação em um ecossistema de negócios afetará a forma como os CIOs determinam investimentos estratégicos e operacionais. Esses ecossistemas devem ser deliberadamente integrados para melhorar a estratégia corporativa global. Os CIOs precisam colaborar com seus parceiros para decidir se o principal objetivo é criar um ecossistema ou integrar-se com os de outras empresas. As organizações maiores podem suportar uma combinação de abordagens, enquanto as de alto desempenho geralmente aproveitam os ecossistemas para cocriar soluções.

É importante considerar os cenários em como os ecossistemas de negócios evoluirão no futuro, tanto da perspectiva de negócios quanto de TI. Os CIOs podem trabalhar com parceiros para guiar a discussão sobre os serviços e produtos necessários.

2 – Planeje

As estratégias de plataforma digital exigem que os CIOs integrem os negócios e o planejamento tecnológico. Esses executivos precisam conectar a ideia de evoluir os planos de plataforma digital com o aprimoramento da estratégia de negócios, definindo uma instrução de alto nível para alinhar o objetivo de negócio com a estratégia do ecossistema e garantindo a inclusão de itens viáveis e reflexos tecnológicos e de negócios. Ao planejar, é preciso estar atento a quais negócios e cenários de planejamento estratégico de TI são mais ou menos prováveis de ocorrerem e rever as implicações, limitações, interdependências e risco da estratégia de plataforma digital.

3 – Entregue

Riscos e oportunidades de negócios e de tecnologia influenciarão significativamente como os CIOs apoiam as plataformas digitais. As plataformas de negócios digitais devem criar valor para os funcionários, clientes e parceiros. Mais importante: elas devem atrair clientes que desejam utilizar o ecossistema. Os CIOs devem lembrar que, se criar ecossistemas é difícil, gerenciá-los será um desafio ainda maior. Isso significa uma necessidade de elaborar novos requisitos para integração, segurança, conformidade e risco de reputação junto a uma governança que garanta o comportamento igualitário dos participantes na plataforma.

Os CIOs devem criar uma equipe principal para fortalecer a estratégia de plataforma digital e identificar táticas potenciais de monetização e impactos sobre o risco. Além disso, é preciso definir claramente os resultados orientados aos negócios, decidir se a empresa tem tolerância ao risco e analisar se tem tempo para construir uma plataforma própria ou deve procurar adquirir uma.

4 – Evolua

Assim como os ecossistemas de negócios se expandem, os CIOs terão que gerenciar arquiteturas de plataforma digital cada vez mais complexas. Esses executivos devem trabalhar com seus parceiros de negócios para descobrir quais próximos cenários são mais prováveis para as plataformas digitais e selecionar o tipo de arquitetura necessária para apoiar planos futuros. Isso inclui definir se os ecossistemas serão apoiados internamente ou externamente e os papeis do provedor principal da plataforma digital, do consumidor e do proprietário da plataforma. Os CIOs devem se concentrar no crescimento tecnológico, mas também em fazer com que a arquitetura de negócios evolua para oferecer suporte à governança, confiança, estratégia, reputação, segurança e economia.

Fonte: Portal CIO – clique aqui e acesse.