O impacto das Tecnologias Autônomas nas empresas

Ser autônomo não significa ser automatizado ou executar algumas tarefas a partir de automações. Funcionar sozinho e sem falhas, saber agir e reagir com inteligência e com a memória das atitudes tomadas anteriormente para não cometer erros e ainda ter níveis de entendimento que vão se aprimorando, são características de algo autônomo.

Pense, por exemplo, em um carro. Estacionar sozinho, permanecer em uma estrada na pista de rolagem e não invadir a outra e frear quando se aproximar de um carro em menor velocidade, são características já disponíveis em alguns carros, mas isso não o torna autônomo.

Um carro autônomo é responsável por, além de se locomover de um ponto a outro e executar todas as tarefas básicas de um condutor, manter a segurança e bem-estar dos passageiros que carrega e do entorno em que circula, protegendo inclusive terceiros de acidentes, obedecendo todas as regras de trânsito.

Essa comparação torna fácil o entendimento e a diferença dos conceitos. Para ser autônomo, há que ter um ou muitos algo a mais.

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

Também conhecidos como Artificial Intelligence e Machine Learning ou ainda pelas iniciais AI e ML, respectivamente, mesmo sendo uma tendência com expectativas de impactos enormes em nosso futuro, eles já podem ser notados e vistos no dia a dia de nossas empresas e da sociedade em geral.

Ambas são a base para que a autonomia seja possível e podem ser aplicadas, inclusive, em benefício da sua empresa. Com poucas palavras, conceituo-as:

Inteligência Artificial: habilidade de sistemas computadorizados realizarem tarefas que normalmente requerem inteligência humana.

Machine Learning: ramo da AI com foco em aprendizado e tomada de decisão.

Dados

Para que a tomada de decisões dos mecanismos autônomos possa ser mais eficiente e assertiva, informações são essenciais. Assim como nós tomamos muitas decisões baseadas em aprendizados e experiências do passado, o mesmo acontece com a inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Portanto, não há um bem mais valioso para as empresas que seus dados. A partir deles é possível, com a utilização de plataformas tecnológicas atuais, buscar novas maneiras de se fazer aquilo que se já faz ou ainda descobrir coisas novas, sempre com o objetivo de impulsionar os negócios da empresa.

Muitas empresas, de todos os tamanhos e diferentes ramos de atuação, já se deram conta disso e usam suas ferramentas analíticas para se diferenciarem de seus concorrentes. Nunca geramos tanto dado, assim como nunca tivemos a oportunidade de analisa-los como temos agora.

Ainda, há um tipo de dado que não nos damos conta de que existe, mas é fundamental para as tecnologias autônomas: as ocorrências relacionadas à operação do seu negócio e as decisões tomadas a partir dessas. E se pudéssemos armazenar essas informações e então utilizá-las para as próximas decisões? É exatamente essa a proposta das tecnologias autônomas para o seu negócio.

Tecnologias Autônomas a seu alcance

Utilizar todo o potencial de seus dados, já é possível. Sua empresa pode ter tecnologias autônomas e se diferenciar dos concorrentes, alcançando resultados de maneira mais rápida.

Gostaria de destacar o primeiro banco de dados Autônomo do mundo, da Oracle. Com auxílio de AI e ML e os 40 anos de experiência no mercado, foi possível criar uma nova categoria de banco de dados que une o já aclamado produto da Oracle com redução de até 80% nos custos de administração, disponibilidade que pode chegar a 99,995%, ou seja, equivalente a apenas 30 minutos no ano.

Mais seguro do nunca, está atento a qualquer ameaça de invasão, bloqueando imediatamente os acessos de invasores em potencial. Corrige problemas de desempenho e se mantém atualizado, sem necessidade de paradas para aplicação de correções, sempre reativas. Isso garante a disponibilidade dos seus sistemas e a segurança da sua informação.

Benefícios para o negócio

Para o negócio, além da produtividade das equipes de tecnologia e de negócios, já que todos terão mais tempo para realizar suas atividades, seja pela não necessidade de “cuidar” dos ambientes e a certeza de um ambiente disponível a todo tempo, respectivamente, a empresa reduz custos de operação, se torna apta a buscar as acreditações ou certificações que dependam de segurança e se tornam mais competitivas no mercado.

E fique atento, pois a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina em muito pouco tempo vão transformar as empresas.

A maneira como interagimos com nossos clientes será nova, mais inteligente e com um engajamento personalizado. Poderemos criar novos produtos e serviços baseados nas necessidades específicas de cada indivíduo. A operação do nosso negócio será diferente, já que recomendações estarão à nossa disposição para uma melhor tomada de decisões.

Artigo escrito por: Renato Eric – Digital Content Leader Oracle

Fonte: Blog Oracle

G&P e Oracle

A G&P é uma das maiores implementadoras de Soluções, Serviços Gerenciados e Projetos em Tecnologia Oracle. Ao longo de vários anos de experiência na Implementação e Gestão dessas soluções, conta com uma equipe composta por arquitetos e implementadores de alto nível de conhecimento.

A experiência de 29 anos de mercado, aliada às metodologias e certificações, conferem a G&P possibilidades de solucionar e oferecer serviços diversos e customizados para a sua empresa.

Entre em contato com nossos especialistas para entender melhor sobre como podemos ajudar a sua empresa.

Gostaria de mais detalhes sobre as nossas soluções? Clique aqui e saiba mais.

Posts Relacionados