Nuvem nas empresas de serviços

Empresas deste setor são responsáveis por entregar aos seus clientes serviços de alta qualidade baseados em capital humano e propriedade intelectual, porém sofrem com a pressão da concorrência quanto a custos e recursos, além da “commoditização” de alguns serviços.

Já outros, antigamente prestados pelas empresas, foram substituídos por soluções tecnológicas, nem sempre disponíveis na concorrência. Essas empresas usaram a tecnologia como fator para alcançar um diferencial no mercado e conquistar novos clientes.

Curiosamente, do ponto de vista daquelas empresas que perderam clientes e por consequência mercado, a tecnologia atuou como um fator negativo para o seu negócio. A essas empresas cabe buscar alternativas para ressurgir como opção para os clientes e mais uma vez a tecnologia pode ser decisiva.

Alcançar níveis de maturidade tecnológica depende somente da vontade de inovar e transformar seu negócio.

Como ponto de partida, há no mercado diversas opções, sendo a Cloud a alternativa mais democrática possível, disponível para empresas de qualquer tamanho que ao crescerem simplesmente adequam seu ambiente em nuvem para a nova realidade.

A Oracle Cloud oferece opções de contrato em que você tem a disposição todo o portfolio de serviços, podendo usa-lo conforme queira e pagando somente pelo uso. Isso permite a criação de uma cultura de inovação na empresa.

Dentre as tecnologias oferecidas na nuvem, destacam-se três de fácil uso e responsáveis por muito benefícios para o setor de serviços.

Automatização de Processos

Todas empresas têm e seguem seus processos. Automatiza-los significa adicionar uma camada de inteligência tecnológica tornando-os mais ágeis para uma empresa mais simples de ser compreendida pelas pessoas que com ela interagem.

Ferramentas antigas de mapeamento de processos necessitavam de especialistas técnicos para realizar as tarefas e necessitavam de grandes investimentos.

Hoje, para iniciar, basta conhecer os processos. O Oracle Process Cloud Service permite a automação de processos de maneira clara, realizada pelo dono do processo, com conhecimentos básicos na ferramenta.

Como resultado de processos mais eficientes, a empresa consegue reduzir custos de operação e ter uma operação mais eficaz, oferecendo melhores serviços a seus clientes.

Análise de Dados

Analytics é o nome que damos às tecnologias que realizam análise de dados históricos ou preditivos. Abrange ferramentas de diversos tipos, mas com um objetivo final para a empresa: fornecer informações vitais para a tomada de decisões estratégicas.

A Plataforma de Business Analytics da Oracle Cloud foi desenvolvida para diferentes perfis de profissionais das empresas. Analistas com conhecimentos mais técnicos podem usar ferramentas completas para análises complexas. Usuários finais de sistemas podem, em uma única tela, correlacionar diferentes fontes de dados em busca de respostas a perguntas até então sem respostas.

Fontes externas de informações podem ser utilizadas em conjunto com dados internos. Empresas podem adicionar dados de redes sociais ou de trânsito, por exemplo, em suas análises diárias de informação.

Em um setor onde o capital humano é a chave do sucesso, imagine ter mais informações sobre seus colaboradores e as utilizar a favor da satisfação e manutenção dos funcionários em seu quadro.

Empresas que conseguem transformar dados em informação são mais facilmente administradas e mais competitivas.

Disponibilidade da Informação

Manter sistemas e informações disponíveis sempre que alguém precisar dela. Este é um conceito simples, mas cumpri-lo, para os profissionais de TI, é difícil. Infraestrutura precária ou insuficiente são dois dos motivos do não cumprimento.

Construir um ambiente com a disponibilidade adequada ao negócio e com características de continuidade de negócios (ambientes paralelos geograficamente distantes que são utilizados em casos de indisponibilidade do ambiente primário) que em caso de falhas de qualquer tipo, incluindo as humanas, as mais comuns, são acionados, se tornam possíveis com o uso da nuvem.

Empresas que já utilizam produtos Oracle em seu ambiente podem levar suas licenças para a Oracle Cloud e ter os custos reduzidos. Para aquelas que não utilizam produtos Oracle, a Oracle Cloud é aberta, permitindo qualquer carga de trabalho.

Se preferir manter um ambiente local na sua empresa, saiba que é possível trazer para dentro do seu datacenter as tecnologias em nuvem através da iniciativa Oracle Cloud at Customer. Com ela, todos os recursos da Cloud estarão disponíveis localmente na sua empresa.

Próximos Passos

Sua empresa já utiliza tecnologias em nuvem e todos os benefícios que ela pode trazer?A Oracle Cloud é segura e é para sua empresa.

Descubra como construir um futuro melhor para seus negócios conosco! A G&P é uma das maiores implementadoras de Soluções, Serviços Gerenciados e Projetos em Tecnologia Oracle. Ao longo de vários anos de experiência na Implementação e Gestão dessas soluções, conta com uma equipe composta por arquitetos e implementadores de alto nível de conhecimento.

Gostaria de mais detalhes sobre as nossas soluções em cloud? Clique aqui e fale com nossos especialistas.

Artigo escrito por: Renato Eric Miranda – Digital Content at Oracle

Posts Relacionados

Post A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *