Transformação Digital

A tecnologia tem evoluído constantemente e, em áreas de diferentes empresas e segmentos, muitas funções se renderão a automação e computação em nuvem. Tudo em busca do aumento da eficiência, aliado à necessidade de acompanhar as iniciativas de transformação digital mais amplas da própria empresa e de concorrentes, clientes, parceiros e fornecedores.

“Como gestor, é sua a missão de engajar o time em momentos de transformação. A tarefa não é fácil, mas ela pode ser mais possível”, alertou Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half, em post no blog da empresa de executive search. Veja quatro recomendações que o executivo apresentou para ajudar líderes nessa jornada.

1. Explique o impacto da mudança

Transmita à equipe a mensagem de que a Tecnologia como uma nova Era e não como a causadora de uma série de interrupções ocasionais. Além disso, sempre que possível, reforce a ideia de que as rupturas são sempre positivas e não algo a temer. Por exemplo, ao adotar um novo sistema ou aplicativo, deixe claro como essa tecnologia permitirá que o grupo trabalhe com mais eficiência.

Explique ainda como a novidade ajudará os profissionais a encontrarem mais tempo para se concentrar em projetos mais estratégicos, que possam ser mais desafiadores e interessantes. Dê exemplos de como o departamento operará após a mudança. Com base no exemplo de um dia comum, explique o que será diferente, o que não mudará e quais serão as evoluções nos processos. Quando você ajuda seus funcionários a entender de que maneira a rotina dele será beneficiada, a tendência é que de eles fiquem propensos a se adaptar à mudança mais rapidamente e com mais entusiasmo.

2. Ouça atentamente as preocupações dos funcionários

Demonstrar abertura para ouvir o feedback dos funcionários é um dos pilares do gerenciamento bem-sucedido. Em geral, os profissionais que executam as atividades no dia a dia são o melhor termômetro para entendermos como um certo processo está funcionando e qual pode ser o impacto real de uma mudança na tecnologia. Um bom gestor dedicará tempo a avaliar os comentários e as recomendações de seus funcionários. É preciso ainda estar preparado para lidar de maneira gentil com os profissionais que se mostrarem resistentes. Você irá ouvir tanto reclamações válidas quanto outras que estarão enraizadas em preocupações sem sentido.

3. Incentive a equipe a manter habilidades relevantes

O avanço da tecnologia trouxe a alguns profissionais o medo de perder o emprego. Nesse cenário, a orientação aos gestores é identificar as habilidades técnicas e comportamentais dos membros de sua equipe e incentivar que eles as aprimorem. Essa atitude fará com que eles se sintam agregando valor à organização, afastando o medo de demissão.

4. Forneça suporte após a mudança

Mantenha a comunicação com seus funcionários durante o período de implantação da mudança e até que eles estejam realmente adaptados. Mapeie quais precisam de treinamento e de suporte extra. Lembre-se, quando falamos sobre gerenciamento de mudanças estamos nos referindo basicamente a pessoas. E, muito importante: não perca a oportunidade de comemorar os objetivos alcançados graças ao engajamento do grupo nessa mudança.

E você, o que tem feito para ajudar a sua equipe em relação a transformação digital?  Compartilhe conosco seu comentário.

Fonte: Portal IT Forum 365

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