Já faz algum tempo que os dados decisórios deixaram de ser somente aqueles das tabelas fato geradas por complexos mecanismos de ETL, compostos de Extração, Transformação e Carga. Eles continuam sendo a base histórica das transações realizadas pela empresa e nos permitem entender as relações mercadológicas com os fornecedores e clientes e nos dá a capacidade de prever os próximos passos desta mesma relação.

Entretanto, soluções analíticas – chamadas também de Business Analytics – permitem que esses dados sejam enriquecidos com informações provindas de diversas fontes, até então indisponíveis ou inutilizáveis. Uma vez enriquecidos, conseguimos almejar resultados mais amplos e precisos, além de ter insights para o negócio.

Para exemplificar, imagine adicionar informações de densidade demográfica, pluviométrica e previsões climáticas aos dados de produção e vendas em um negócio especializado em fabricação e comercialização de guarda-chuvas. A probabilidade de não só aumentar as vendas, mas também ser mais preciso na produção e geração de novas ofertas, é muito grande.

A ferramenta correta para você

Empresas diferentes de tipos de negócios distintos têm necessidades específicas e cada uma faz uma leitura sobre seus investimentos com ferramentas analíticas. Uma solução adequada para a sua empresa, é aquela que traz diferencial para o negócio.

Não existe um passo a passo nem tampouco uma ordem para a adoção das ferramentas, mas deve-se ter em mente que as respostas para as perguntas mais frequentes de qualquer gestor da empresa estão disponíveis nos bancos de dados dos sistemas atuais, necessitando apenas organizá-los para poder gerar as respostas, que podem ser aprimoradas com a introdução de novas características e como dito, serem mais assertivas com a introdução de novas fontes de dados.

A Oracle dispões de um conjunto de ferramentas de BI em sua Cloud prontas para o uso e a G&P é uma das maiores implementadoras de Soluções, Serviços Gerenciados e Projetos em Tecnologia Oracle.

Ferramentas de BI para a sua empresa

Analytics Cloud:

Plataforma única que permite que a empresa toda possa analisar quaisquer dados em quaisquer dispositivos (computadores, smartphones ou tablets).

Business Intelligence:

Ferramenta amplamente conhecida no mercado para geração de informes gerenciais de suporte a decisões Big Data Discovery: maneira simples e fácil de transformar dados em geral em insights para o negócio em minutos, sem ter que se especializar em algoritmos complexos

Big Data Preparation:

Baseado em Hadoop e Spark, é uma ferramenta escalável para preparação de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados para processamento downstream

Data Visualization:

Ferramenta de análise visual de dados. Rápida e fluída permite a descoberta de insights

Advanced Analytics:

Incluído no banco de dados, permite a utilização de ferramentas estatísticas avançadas através de uma interface gráfica diretamente nos dados transacionais, buscando por insights que promoverão o negócio da empresa.

Quer saber mais? Entre em contato conosco.

 

Fonte: Oracle.com