Como as metodologias ágeis melhoram a sua vida

Ser ágil não significa trabalhar sem planejamento e sem cronogramas. Na verdade, pode até ser definido como o contrário disso. Quando você planeja o que vai comprar no mercado antes de chegar até lá, suas compras costumam ser mais rápidas, não é? A gente te explica o que é uma metodologia ágil para facilitar a sua vida e trabalho logo abaixo.

O que são metodologia ágeis

As metodologias ágeis nasceram com o desenvolvimento de projetos de software, quando a complexidade das ações foi aumentando, sendo necessário desenhar fluxos de trabalho para a organização.

Essas alternativas de gestão de projetos servem para desenhar ações, reconhecer imprevistos, incentivar o trabalho em equipe e a comunicação. São como algoritmos que definem como as coisas serão feitas dentro do projeto, designando tarefas e movimentando projetos complexos. Ou seja, as metodologias ágeis englobam:

. Pessoas e interações, ao contrário de processos e ferramentas.
. Produtos executáveis, ao contrário de documentação extensa e confusa.
. Colaboração do cliente, ao contrário de constantes negociações de contratos.
. Respostas rápidas para as mudanças, ao contrário de seguir planos previamente definidos.

Como usar esses métodos no trabalho e na vida

Mas então quer dizer que elas só servem para o desenvolvimento de software e produtos? Nada disso. Apesar de serem mais conhecidas desta forma, as metodologias ágeis podem ser incorporadas em qualquer atividade de sua vida.

Se você quer criar uma nova rotina de escrita diária, por exemplo, você pode definir os processos que irão acontecer todos os dias para chegar até o resultado final, que será determinado em períodos.

Por exemplo: você irá reunir suas fontes de inspiração em um só lugar, consultá-las todo dia antes de começar a escrever, escrever em rodadas de 45 minutos, com intervalos de 15 minutos, por até 4 horas. Caso algo no seu planejamento diário mude, o tempo perdido será realizado no outro dia, com intervalos menores. A cada duas semanas você irá avaliar tudo o que escreveu, decidir o que é válido para a publicação, o que não é, e o que pode mudar na semana seguinte. Pronto, você criou uma metodologia ágil de escrita diária.

Scrum, uma das metodologias ágeis mais utilizadas hoje

O Scrum é, sem dúvida, uma das metodologias ágeis mais utilizadas hoje em dia em organizações por todo o mundo. O Scrum cria uma fórmula fixa para o planejamento, dividindo projetos em ciclos de atividade com reuniões frequentes, para que toda a equipe entenda o que está acontecendo e agilize os processos. As mudanças acontecem o tempo todo e são guiadas por escolhas conscientes e conjuntas.

O que é a metodologia Scrum?

O nome Scrum vem de uma formação do Rugby, onde 8 jogadores de cada time devem se encaixar para formar uma muralha. A metodologia Scrum é um framework para gerenciamento ágil de projetos, especialmente de software.

O Scrum cria uma fórmula fixa para o planejamento, dividindo em ciclos de atividade com reuniões frequentes para que toda a equipe entenda o que está acontecendo e agilize os processos. As mudanças acontecem o tempo todo, como deveriam, e são guiadas por escolhas conscientes e conjuntas.

Você pode ver o criador da metodologia, Jeff Sutherland, falando um pouco mais sobre como ela surgiu na apresentação abaixo:

O nome Scrum vem de uma formação do Rugby, onde 8 jogadores de cada time devem se encaixar para formar uma muralha. A metodologia Scrum é um framework para gerenciamento ágil de projetos, especialmente de software.

O Scrum cria uma fórmula fixa para o planejamento, dividindo em ciclos de atividade com reuniões frequentes para que toda a equipe entenda o que está acontecendo e agilize os processos. As mudanças acontecem o tempo todo, como deveriam, e são guiadas por escolhas conscientes e conjuntas.

Ela funciona da seguinte forma: responsabilidades e etapas do projeto são bem definidas a partir de divisões chamadas Sprints. As funcionalidades a serem implementadas no projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog.

No início de cada Sprint, faz-se uma Daily Scrum, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. Ao final de cada Sprint acontecem a Sprint Review Meeting, quando a equipe apresenta as funcionalidades que foram implementadas naquele ciclo.

O dono do produto, ou Product Owner, representa os stakeholders e o negócio. A equipe ou Team normalmente possui poucas pessoas envolvidas e os conhecimentos variados de cada um são características fundamentais para que tudo funcione.

Para gerenciar o projeto, o Scrum Master dirige a equipe para que os objetivos e metas sejam atingidos. É este gerente que irá garantir que o processo está sendo seguido participando das reuniões diárias, revisando as Sprints e o planejamento.

O que faz com que a metodologia Scrum funcione tão bem é um bom acompanhamento da equipe e registros visuais das tarefas.

Fonte: Blog Mastertech

Posts Relacionados

Tags: ,