Business Intelligence: as vantagens de agir de forma inteligente

Em um cenário altamente competitivo e com a necessidade atual de transformação dos mercados e instituições, a inteligência de mercado é fundamental para construirmos melhores indústrias, produtos e serviços.

Essa inteligência competitiva vai muito além de ultrapassar concorrentes, buscando o mindset que gera uma cultura de inovação para trazer mais qualidade e desenvolvimento em todos os setores. Sendo pequeno ou grande empreendedor, entender o que está acontecendo ao seu redor é essencial, pensando antes de reagir à movimentos do mercado.

O que é inteligência de mercado ou business intelligence?

Inteligência de mercado é um processo orientado pela tecnologia para analisar dados e apresentar informações acionáveis para ajudar executivos, gerentes e outros usuários finais corporativos a tomar decisões de negócios bem informadas.

O BI  (Business Intelligence) engloba uma ampla variedade de ferramentas, aplicativos e metodologias que permitem às organizações coletar dados de sistemas internos e fontes externas, prepará-lo para análise, desenvolver e executar consultas em relação a esses dados e criar relatórios, painéis e visualizações de dados para disponibilizar os resultados analíticos aos tomadores de decisões corporativas, bem como aos trabalhadores operacionais.

Com as tecnologias emergentes como a inteligência artificial, machine learning, chatbots, big data, geolocalização e tantas outras novas formas de processamento de dados, desenvolver uma inteligência de mercado se tornou ainda mais fácil, acessível e avançado. A qualidade dos insights gerados por análises de dados mais assertivas faz o mercado caminhar a passos largos para o futuro.

As vantagens de agir de forma inteligente

Os benefícios potenciais das ferramentas de Business Intelligence incluem acelerar e melhorar a tomada de decisões, otimizar processos de negócios internos, aumentar a eficiência operacional, gerar novas receitas e obter vantagem competitiva sobre a competição nos negócios. A inteligência de mercado também pode ajudar as empresas a identificar tendências de mercado para a inovação e detectar problemas de negócios que precisam ser resolvidos.

Os dados utilizados podem incluir informações históricas armazenadas em um data warehouse, bem como novos dados coletados dos sistemas de origem à medida que são gerados, permitindo que as ferramentas suportem os processos estratégicos e táticos de tomada de decisões.

Atualmente existem soluções de TI que transformam qualquer pessoa com uma base de conhecimentos em um analista de dados, só o que basta é experiência. O que não falta no mercado são ferramentas e softwares de inteligência de mercado. Você não precisa ser um gênio da análise de dados ou montar um departamento de tecnologia na sua empresa para investir nesse campo.

Busque uma solução que tenha funções analíticas e práticas recomendadas para seu tipo de negócio incorporadas para que você possa gastar seu tempo examinando os dados que realmente importam. Não há dúvida de que o Business Intelligence (BI) e o data analytics se tornaram elementos essenciais para o negócio de muitas empresas. O aumento no número de soluções, estudo de mercado e tecnologias faz com que empresas de todos os setores possam escolher soluções de BI, adequando seus objetivos ao tipo de solução disponível.

E a sua empresa, já utiliza soluções de Business Intelligence?  Compartilhe conosco seu comentário.

Quer saber como a G&P pode ajudar a trazer inteligência de mercado para a sua empresa? Entre em contato conosco.

Fonte: Blog Mastertech