As principais tendências de Cloud, segundo IDC

Especialista da consultoria destaca importância da automação e dos serviços gerenciados para lidar com desafios na migração para nuvem.

Impulsionada pela demanda crescente por negócios mais ágeis e o time to market, a computação em nuvem traz um maior dinamismo para as empresas, além de permitir que a equipes de TI (Tecnologia da Informação) se dediquem mais à transformação digital.

No entanto, o movimento em direção à cloud também traz desafios para as companhias, conforme aponta a IDC Brasil em um documento sobre o assunto, “A Oportunidade de Administrar Ambientes Como uma Única Plataforma Simplificada de Nova Geração”, patrocinado pela Oracle.

De acordo com a consultoria, a demanda por um melhor desempenho – e mais segurança e robustez – também torna mais complexa a gestão de infraestrutura pelas empresas, que precisam lidar com a velocidade e as mudanças constantes na tecnologia incluída nas plataformas.

Neste sentido, aponta o documento em questão, a automação e os serviços gerenciados de cloud representam a resposta para as companhias lidarem com os diferentes desafios relacionados ao movimento para a cloud.

Crescimento da Cloud na América Latina

O ritmo de adoção de cloud pública na América Latina vem se mantendo com forte crescimento, acima de 30% ano a ano, e assim deve seguir pelos próximos 3 ou 4 anos. Parte das cargas de trabalho está sendo movida (adotando IaaS), modernizada (adotando PaaS) ou abandonada e substituída por novas soluções na nuvem (adotando SaaS).

Não existe o melhor ou ideal, a escolha é caso a caso, para cada carga de trabalho e cada empresa, em função do seu momento, grau de aderência da solução existente (o que muitos chamam de legacy), e, naturalmente, dos custos envolvidos na sua operação, manutenção e evolução.

A demanda por negócios mais ágeis e o Time to Market mais rápido impulsionaram a adoção da nuvem devido ao financiamento, escalabilidade e flexibilidade para atualizar e modernizar aplicativos. No
entanto, a velocidade e as mudanças constantes na tecnologia e nos novos recursos incluídos nas plataformas de nuvem são desafiadoras para os que aderem à cloud. Os serviços gerenciados de cloud representam a resposta para administrar ambientes públicos, privados e híbridos como uma única plataforma.

Fonte: Blog Oracle

Sobre a G&P

Fundada em 1989, a G&P caracteriza-se por uma trajetória de sólido crescimento, permanentes investimentos em qualificação profissional e uma reconhecida excelência operacional.

É válido repensar a sua estrutura de TI e evitar gastos como: manutenção de servidores, compra de software e entre outros. A G&P otimiza a sua infraestrutura através de soluções em nuvem robustas e totalmente aprimoradas para a sua empresa. Clique aqui e saiba mais.