As 20 linguagens de programação mais populares em julho

De acordo com a matéria publicada no Portal IT Forum 365, as linguagens de programação CJava e Python se mantêm no topo do índice de popularidade Tiobe de julho. O Tiobe Index, que avalia a popularidade de linguagens de programação, divulgou a lista das linguagens mais usadas pelos desenvolvedores.

O relatório mensal permite que os desenvolvedores verifiquem se suas habilidades de programação ainda estão atualizadas ou tomem uma decisão estratégica sobre qual linguagem de programação deve ser adotada ao iniciar a construção de um novo sistema de software. A lista classifica as linguagens  com base no número de hits do mecanismo de pesquisa que cada linguagem retorna.

Entretanto, a linguagem de programação estatística R estabeleceu um novo recorde de popularidade. Algum tempo atrás, parecia que o Python havia vencido a batalha da programação estatística, mas a popularidade de R ainda está aumentando. A linguagem passou da posição 9 para a posição 8 este mês.

A linguagem de programação R estabeleceu um novo recorde passando da posição 9 para a posição 8 este mês. Existem duas tendências que podem ter impulsionado a linguagem R, de acordo com Paul Jansen, CEO da TIOBE Software:

  • Os dias de linguagens estatísticas comerciais e pacotes como SAS, Stata e SPSS terminaram; universidades e institutos de pesquisa adotam o Python e o R para suas análises estatísticas;
  • Muitas estatísticas e mineração de dados precisam ser feitas para encontrar uma vacina para o novo coronavírus. Como consequência, linguagens de programação estatística fáceis de aprender e usar, ganham popularidade agora.

Se Jansen estiver correto sobre a segunda tendência, os desenvolvedores podem não querer pular imediatamente para aprender R; sua popularidade pode fracassar se (e quando) uma vacina da Covid-19 for encontrada e os níveis de análise de dados voltarem ao normal, permitindo que o Python continue na liderança como a linguagem de programação estatística mais popular.

Confira a lista das 10 linguagens de programação mais populares de julho :

  1. C
  2. Java
  3. Python
  4. C++
  5. C#
  6. Visual Basic
  7. Javascript
  8. R
  9. PHP
  10. Swift
  11. SQL
  12. Go
  13. Assembly Language
  14. Perl
  15. Matlab
  16. Ruby
  17. Scratch
  18. Rust
  19. PL/SQL
  20. Classic Visual Basic

Vagas na G&P

Você trabalha com programação e está a procura de novos desafios? Faça parte do nosso time! Confira as nossas vagas clicando aqui.

Os currículos também poderão ser enviados para o e-mail recrutamentoselecao@gpnet.com.br.

Fonte utilizada: Portal IT Forum 365 – clique aqui para acessar.